Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Expressões do quotidiano e suas explicações (14).

            Olho por olho e dente por dente

Preocupante, é o mínimo que se pode dizer, destas reportagens e notícias, diariamente divulgadas, sobre este sentimento de impunidade quando se tenta fazer justíça pelas nossas próprias mãos.
A esta a justiça de desforra correspondente à ofensa ,ou seja de "olho por olho dente por dente,  chama-se, normalmente, pena de talião, mas longe  vão os tempos em que era aplicada. A justiça baseada neste princípio é um procedimento assustador e que gera mais violência.  

O primeiro corpo de leis, escrito, de que se tem notícia, foi encontrado na Babilónia , no século XVII A.C, o denominado Código de Hammurábi.  Neste código estabelecia-se uma forma muitíssimo severa de tratar os prevaricadores .O criminoso era  punido taliter,  talmente, ou seja, de maneira igual ao dano causado a outrem. . Essa lei permitia evitar que as pessoas fizessem justiça elas mesmas, introduzindo, assim, um início de ordem na sociedade com relação ao tratamento de crimes e delitos, “olho por olho, dente por dente“. Os criminosos eram condenados de maneira igual ao dano causado a outrem, mas de forma desigual já que a punição era dada de acordo com a categoria social do criminoso e da vítima.
Temos hoje leis que permitem castigar quem erra, sem que seja necessário  recorrermos a tais extremos, mas é preciso sermos céleres nessa sua aplicação para descanso e protecção de todos incluindo  quem comete tais acções.



Sem comentários: