Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Avó as abelhas fazem sexo?


Foi pior a emenda que o soneto
( o que vulgarmente quer dizer que o conserto foi pior que o original)

"-Avó as abelhas fazem sexo?"
Foi com esta pergunta inesperada que o meu neto de seis anos me deixou siderada,tartamuda e calada! Habituada a responder a  crianças mais velhas sobre o tema não estava, contudo, minimamente preparada para ter uma resposta pronta e plausível para esta idade. Com os nossos filhos é mais fácil porque sabemos até onde queremos ir, mas com os filhos dos nossos filhos torna-se mais complicado. Perante o seu ar inquiridor  ensaiei a resposta afirmativa e comecei a explicar suavemente a função reprodutora nos animais, mas as questões foram-se tornado mais concretas e abrangentes e passaram para os seres humanos. Lá me fui aguentando sem nunca deixar nenhuma questão por responder, não querendo, contudo, sobrepor-me às explicações futuras dadas pelos pais. Ouviu-me atentamente  e quando já tinha esgotado as minhas possibilidades de responder sem ser muito explícita mas também lhe estar a mentir, olhou para mim, muito sério, e concluíu com ar grave: 
"-Sabes avó, quando for grande não me quero casar".   
Como disse no início e parafraseando Bocage:"foi pior a emenda que o soneto".
 
As abelhas eo sexo



Sem comentários: