Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Doenças de Napoleão



          NAPOLEÃO (o doente)

Apontado como o primeiro dos três anti-Cristos, previstos por Nostradamus, nada levaria a supor que este homem , um dos mais conhecidos da História europeia, pudesse ter tido tantas doenças. Fantasia dos seus biógrafos ou realidade o certo é que as doenças apontadas são muitas e todas elas bem dolorosas.
Foi o seu médico quem afirmou que Napoleão foi doente desde os três anos, vítima de uma bexiga atrofiada, um encolhimento do canal urinário,  e toda a vida sofreu de infecções urinárias crónicas, além de uma nefropatia obstrutiva.
Epiléptico afirmavam uns, devido aos ataques de perda de consciência, que lhe eram atribuídos, cardiopatia derivada de um bloqueio cardíaco, defendia o seu clínico.




Quem também olhar para estes quadros em que o grande general monta briosamente os seus cavalos nada nos faria supor o terrível sofrimento que sentia em muitas destas alturas e que só era conhecido do por alguns dos mais íntimos. Napoleão sofria de hemorroidal. Muito humano na verdade!
Contudo não ficam por aqui as suas maleitas.
Fazia crer aos seus soldados que eram invencíveis para os motivar para as vitórias mas a sua mãe queixava-se que, para os seus companheiros, era agressivo e de comportamento difícil.
Quando era jovem era magro e dotado de actividade e energia. Duas a três horas por noite eram suficientes para descansar mas chegou aos quarenta anos completamente modificado. Na batalha de Borodino, em 1812, estava apático e ausente, em Waterloo(1815), ,mostrou-se letárgico e indeciso levando cerca de seis horas até decidir atacar o inimigo que aproveitou para receber reforços. Como se sabe foi uma estrondosa derrota que o levou ao exílio. Que motivaria esse estado!? Só a sua morte o revelou .

Quando  morreu foi autopsiado já que a sua morte levantou várias suspeitas.Envenenamento, cancro, úlcera duodenal, ou tratamento inadequado para uma úlcera? Análises ao cabelo revelaram a presença de arsénico no corpo. Suspeitos, o médico e os ingleses.O médico acabou por ser ilibado, o governador inglês sustentou que Napoleão teria morrido de um cancro que se teria espalhado por todo o corpo, mas a presença do veneno foi alvo de várias explicações. Seria do papel de parede que, estaria impregnado de arsénico , naquela altura usado como pigmento verde? Teria sido a composição do medicamento utilizado como remédio para tratamento da úlcera ou , como sugeriram alguns, tratamento de sífilis uma doença venérea corrente na época? Será que o arsénico era utilizado no tónico para o cabelo que o imperador usava? Assassinado pelos ingleses? Tudo são especulações que continuam a ser debatidas.    
 

Mas o mais curioso que esta autópsia revelou foi que Napoleão sofria de uma anomalia do hipotálamo (glândula que regula a temperatura do corpo, o sono e emoções como o medo e a fúria, além de poder, igualmente, poder regular a produção de hormonas sexuais). Isso explicaria vários pontos:   porque o seu corpo e cara tinham poucos pêlos e eram macios e rosados, como os de uma mulher. O corpo também apresentava  uma espessa camada de gordura,  ancas largas e um ombros estreitos. O cabelo era  escasso, ralo, fino e acetinado (daí o tónico capilar) ,e  as suas características sexuais secundária estavam alteradas, o que podia ter sido a causa da perda do seu desejo sexual . Ficaria também explicado, por este transtorno do hipotálamo que causava desarranjos na tiróide e órgãos sexuais, o seu constante sono que fazia com que dormisse imenso e a qualquer hora do dia  e tivesse súbitos ataque de choro e fúria.
Morreu num dia de tempestade e deixou para a História grandes feitos, combates, mais batalhas ganhas do que perdidas, inumeráveis biografias sobre a sua vida, mas no fim havia uma parte de si muito frágil e sofredora que poucos conhecemos e que nos aproxima mais do homem que foi  e nos faz esquecer aquela dicotomia: foi um vilão ou um herói?


Sem comentários: