Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Decisão difícil


Amor

Superstições nupciais
Desde a conversa sobre as abelhas fiquei preocupada por, aparentemente, ter condenado o meu neto, de seis anos, ao celibato mas fiquei mais descansada quando o mais novo,de cinco, ontem me confidenciou que a "mãe da sua namorada" lhe tinha dado um chupa-chupa.
-Haja Deus- pensei - ao menos vai haver um casamento na família e devo ter mais ou menos vinte anos para o preparar! Mas como vou a um casamento em Sevilha e como dizem "nuestros hermanos : "no creo en las brujas pero que las hay las hay" resolvi começar, desde hoje, a preparar-me para que daqui às tais duas dezenas de anos nada corra mal. Comecei por recorrer às minhas memórias e recordar as superstições que me atormentaram ligadas a este dia e que ainda eram algumas. Quando casei choveu e,segundo dizem,boda molhada é boda abençoada! Não me posso queixar mas apanhei algumas molhas pelo caminho....
Lembro-me, também, que ninguém solteiro devia experimentar a aliança de um casado, porque era sinal de que nunca se casaria (não me posso esquecer de nunca emprestar a aliança ao meu neto)! Basta  um solteirão e tudo por causa de uma simples conversa sobre o sexo das abelhas! Um par de namorados nunca deviam ser padrinhos de um casamento, era proibido por causa da má sorte que lhes traria. Se se estava numa mesa, fosse de café ou em casa, nunca mas nunca nos devíamos sentar no canto da mesma, pois lá vinha a maldição do celibato! Ter os pés varridos, quando os aspiradores ainda eram pouco utilizados era uma sorte cruel.... Saltava- se e gritava-se : " Não me varras os pés que fico solteira".
Hoje pasmo com tanta preocupação mas felizmente tenho aspirador e não corro o risco de varrer os pés ao miúdo!
No altar, durante a cerimónia, devia olhar-se bem para as velas e reparar-se do lado de quem estava as que ardiam menos,do noivo ou da noiva, pois esse seria o primeiro a desaparecer. Confesso que não olhei mas tanto uma como outra me assustavam... de morte...
Não me recordo de mais nenhuma mas fui aprendendo outras. Se a noiva usar pérolas vai evitar prantos futuros , mas também há quem diga que, por cada pérola usada, passará uma noite a chorar (acho melhor levar um colar curto. Algo novo, algo velho e algo azul. Para nós não é uma tradição muito antiga mas tem um simbolismo mais nobre. A peça velha significa o passado e a continuidade, a nova simboliza a vida futura, a esperança, o optimismo, a emprestada a felicidade que deverá ser partilhada por um par já casado e,finalmente, a peça azul é o símbolo da fidelidade.
De tudo isto retiro uma conclusão. Preparo o casamento do mais novo ou fico feliz pela decisão do mais velho? Contudo há um pormenor importante. Quase todas estas superstições estão centradas na noiva, figura central dos casamentos, portanto a dúvida mantém-se. Qual dos dois tem razão?!

Sem comentários: