Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

Regresso

Regressei de férias com os olhos cheios do mar da minha ilha, os ouvidos descansados de tão pouca televisão que vi e ouvi, com saudades do que por cá deixei e dos que lá ficaram.
 Regressar também significa entrar no mundo do dia a dia com os nossos hábitos, inúmeras coisas para fazer, retomar o papel de avós presentes e mergulhar novamente num quotidiano nem sempre apetecível mas apaziguador como são todos os rituais que construímos ao longo da nossa vida.  Dei por mim a pensar que há dois anos que não sinto aquele recomeço do voltar à escolas, das inúmeras reuniões em que preparávamos a "matéria" e planificávamos  as aulas a dar, a ansiedade por saber os novos horários e as turmas que nos íam " calhar", enfim lembranças que se tornam mais vivas mas mais longínquas à medida que nos afastamos delas.
Também de regresso às notícias houve uma  que me tocou,de alguma forma, pelo insólito que representa para nós  ocidentais. Uma mulher no Paquistão,pertencente à religião cristã, está condenada à morte por ter bebido água de um poço que pertencia a muçulmanas. Tornou aquela água impura e foram as outras companheiras do árduo trabalho de apanhar mirtilos, debaixo de um calor insane, que a acusaram por blasfémia. Que mundo! Fala-se  de violadores, de agressores físicos de mulheres e crianças , de desvio de dinheiro,... grandes desvios de dinheiro, políticos corruptos e de moralidade duvidosa e... nada, continua tudo cantando e rindo sem nada lhes acontecer e, no entanto, uma mulher está presa há cerca de dois anos, aguardando o enforcamento, por ter bebido água de um poço pertencente a uma religião diferente da sua.  
Apetece-me regressar  para o meu cantinho e só voltar quando o mundo estiver melhor, ou seja seria, sem dúvida, uma viagem sem REGRESSO!   Mas esta mulher, como muitas outra merecem que se pense e fale nelas para não adormecermos em cima do que já conquistámos.



Asia BIbi


A família


Sem comentários: