Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

É fartar vilanagem

É fartar vilanagem



 
Frase conhecida e utilizada, já esta semana, por um conhecido comentador político da nossa televisão referindo-se  aos acontecimentos na nossa "Pérola do Oceano". É uma expressão a que acho particularmente graça e se bem que nos pacotes de café com que comecei a explorar este género de frases feitas, ela não viesse mencionada,  está muito actual e que tem uma enorme abrangência disso ninguém duvida.
De onde apareceu? É  uma frase que tem por base a História.
Cavaleiro vilão, na Idade Média, eram pequenos proprietários   obrigados a ir à guerra (fossado) a cavalo. Eram homens livres, pertencentes aos homens bons -dos concelhos, com representação nas Cortes nobres mas não pertenciam ao grupo social dos nobres. Gozavam de alguns privilégios uns variáveis e outros fixos, como o de estar dispensado de pagar a jugada ( imposto pago ao rei em vinho trigo etc.),e o seu juramento tinha valor de prova em julgamento.
 Pensa-se que foi na Batalha de Alfarrobeira ( junto ao ribeiro do mesmo nome,  em Alverca) que surgiu o episódio que deu origem a esta expressão.  Aqui, no século XV,  defrontaram-se o infante D. Pedro, irmão de D. João I, tio de D. Afonso V e anterior regente do reino e o sobrinho, o então príncipe ( D. Afonso V). Junto a D. Pedro combatia um fiel amigo e companheiro de longa data  D. Álvaro Vaz de Almeida, conde de Avranches. Este, antes de perecer, no limite das suas forças terá gritado  em tom desafiador ( presume-se), perante o número de inimigos que o atacavam e aos quais já não conseguia resistir :" Ora fartar  rapazes,  vingar  vilanagem". O termo vilanagem teria sido usado de forma depreciativa já que esses vilãos não eram combatentes nobres.Morreu à mãos dos que o atacavam, ele e D. Pedro, vencendo a facção palaciana de D. Afonso V , mas a frase do conde ficou para a História e é tão actual que apetece gritar a muita gente do nosso tempo a sua adaptação : " É fartar rapazes, vingar vilanagem" que outros pagarão! 


Batalha de Alfarrobeira

Sem comentários: