Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bairros de Lisboa: Alfama

     ALFAMA
Alfama

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, uma espécie de museu vivo que encerra nas suas ruas estreitas e tortuosas o traçado urbano mourisco. O pitoresco e o monumental andam a par neste bairro e evocam Lisboa de outras eras.
Ruelas, becos, escadinhas,vielas, calçadas, travessas, largos e terreiros, pátios, postigos e arcos misturam- se com restos da primitiva Cerca Moura ,pedaços da muralha Fernandina e construções mais modernas.Se Alfama perdeu o  prestígio alcançado  como bairro da aristocracia
árabe e local de exibição das suas riquezas onde se situavam uns banhos termais de águas sulfúreas que atraíam viajantes ricos e oriundos de terras longínquas, ganhou em tradição e História. Segundo a tradição foi ali que D.João I nasceu ou morou e também , segundo Alexandre Herculano, ali viveu o grande defensor da independência portuguesa, na crise de 1383/85, o célebre Doutor João das Regras. 
Personagens célebres da nossa história estão ligadas a este bairro hoje mais conhecido pelas suas características populares e local de turismo.

Alfama


Esta placa toponímica assinala a judiaria,também conhecida por judiaria pequena, fundada por D. Fernando e extinta em 1496 no reinado de D. Manuel.
A porta de entrada situava-se no sítio do Alto do Rosário e era por ali que, ao toque das Avé- Marias , os judeus obedeciam à ordem de recolher obrigatório.

Na época medieval a população era  constituída, na sua maioria, por pescadores,e o traçado labiríntico e de estreitas ruelas, ajudou a estreitar os laços de solidariedade e entreajuda tão necessária na vida da gente do mar. 
Torre de S. Pedro, onde se supõe que estiveram presos os conspiradores contra D. João II,  Santo Estevão classificado como monumento nacional, Mosteiro do Salvador, Ermida dos Remédios, capela Setecentista, Chafariz de El-Rei são legados deste bairro igualmente conhecido pelo bairrismo das suas marchas . Mas Alfama é muito mais do que isso  e já foi considerado como " o bairro com mais carácter de Lisboa".

Sem comentários: