Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ainda Alfama

Chafariz de El-Rei

Os chafarizes de Alfama foram dois : o de Dentro e o de El-Rei. Era daqui que, durante séculos, que se provia quase toda a cidade de Lisboa.O Chafariz de El -Rei pode considerar -se a fonte pública mais antiga de Lisboa e a placa dá informações da sua já longa história. Pensa -se, porém, que já existiria no tempo do domínio muçulmano, abrindo, nessa altura, para o interior da cerca moura. e D. Dinis ter-lhe à feito modificações como, por exemplo, mudar-lhe o nome e mudar para o exterior da muralha. De águas abundantes utilizada para abastecimento da população e pelas tripulações dos navios ancoradas no porto , a grande  afluência , devida também ao grande crescimento urbano de Lisboa no século XVI, levou a contendas e brigas que obrigaram à tomada de providências para regular a sua utilização.: 
                                                                                
Neste período o chafariz possuía seis bicas de pedra com bocas de bronze, às quais se acrescentaram mais três depois depois depois das obras de reedificação em  1774. Segundo a determinação da edilidade ficaram assim distribuídas  :
 Na primeira bica, do lado poente, só podiam aguar cantarinhos, cântaros, quartas, pipas, dos homens de cor, livres ou não livres ( negros quer forros quer cativos, mulatos, índios e outros cativos do século masculino.  
Na segunda bica: mouros das galés, onde podiam servir- se os da primeira, se estivesse deserta a segunda.
A terceira e a quarta eram  destinadas para os homens e mulheres brancos. A quinta para mulheres negras, mulatas e índias forras ou cativas. Por último à sexta podiam ire mulheres e moças brancas de serviço.
Era uma  divisão por sexos, por etnias que nos mostra um pouco o quadro social de Lisboa quinhentista .
As infracções variavam igualmente conforme a quem fosse aplicada.Um desobediente branco pagaria uma multa e iria três dias para a cadeia, se fosse negro (homem ou mulher)  seria açoitado publicamente, com baraço e pregão, em volta do chafariz.
Depois do terramoto que o deixou bastante destruído, na sua reconstrução ficou apenas com três bicas. A água  que o abastecia já não ali não corre  e foi prosaicamente substituída pela água do abastecimento público.


                  

Sem comentários: